Lazer e Aventura em meio à natureza
O cardápio é variado. Praias, ilhas, trilhas, cachoeiras, mirantes, seja a pé, de bike, pelo rio ou mar, são vários os destinos e roteiros para todos os gostos e níveis.Todos os trajetos são conduzidos por guias profissionais registrados no CADASTUR e por Monitores credenciados pelo Parque Estadual da Serra do Mar e Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Os roteiros seguem critérios específicos de SGS (Sistema de Gestão de Segurança) para garantir o conforto e segurança nas atividades. Nossos roteiros estão espalhados de norte a sul de Ubatuba e região (costa verde, Paraty), explorando e oferecendo o que a região tem de melhor em turismo ecológico, cultural e de aventura.
Cercada de Mata Atlântica e com mais de 80% de seu território preservados, Ubatuba é privilegiada quando se fala em trilhas e cachoeiras. Muitas trilhas especiais esperam você também em Paraty e Angra dos Reis na Costa Verde.
São dezenas de opções de sul a norte, com diferentes graus de dificuldade, desde o iniciante até o mais avançado, atendendo todos os gostos e níveis de preparo.
Em um trekking de 2 dias, visitamos um dos mais belos roteiros de ecoturismo e aventura de Ubatuba. A trilha para o atrativo Pico do Corcovado, possui uma extensão de 8 km, seguindo pelos flancos da Serra do Mar até chegar ao topo, com 1.168 m de altitude.
A trilha nos leva até o cume da Montanha Encantada em meio à Mata Atlântica preservada, dentro do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleos Santa Virgínia e Picinguaba, com fauna e flora exuberantes. Do topo podemos contemplar todo o Litoral Norte de São Paulo e parte da Costa Sul do Rio de Janeiro.
Pernoitamos no cume da montanha em barracas de camping, em local seguro e ambientalmente permitido, onde temos o privilégio de ver o pôr do sol nas montanhas e o nascer do sol no mar. Em noites de céu limpo presenciamos um espetáculo a parte.
Para os trilheiros mais preparados, temos a opção de day trip (bate-volta), onde fazemos a subida e descida no mesmo dia.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
O ponto de saída deste hiking é o Banana Bamboo Ecolodge na Praia do Ubatumirim. Nesse trajeto poderemos vivenciar um sistema agroflorestal, sistema de plantio de manejo sustentável. Seguimos nosso trajeto passando por plantações caiçaras de mandioca e bananas, bem como casas de pau-a-pique, método sustentável de construção peculiar dos moradores caiçaras da região. Em meio à floresta atlântica, chegamos à cachoeira do Trombador, percorrendo ao todo cerca de 4,5 km de trilha, em 2 h. (trajeto total de 10 km).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A trilha para a praia brava da Almada sai da praia da Almada, uma das últimas praias do lado norte de Ubatuba. A região é belíssima, com pouca intervenção antrópica e mata atlântica preservada. A partir da praia da Almada seguimos para a praia do Engenho, ao lado, de onde se inicia a trilha. Trata-se de uma trilha relativamente curta, de 1 hora, 2 km de extensão com alguns aclives e descidas. A Brava da Almada é pouco visitada, especialmente por surfistas e por ecoturistas. Retornando da trilha, temos a opção de um almoço caiçara com os parceiros da Kairós nos quiosques rústicos na beira da praia.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A travessia do rio Quiririm para a trilha é feita de barco por parceiro da Kairós e morador da comunidade caiçara local, o “Seu Getúlio”, grande anfitrião da comunidade. A trilha para praia da Justa foi cenário de marcos históricos como revolução de 1932, quando paulistas e cariocas disputavam terras na região. A trilha é um do roteiros exclusivos da Kairós Ecoliving e, devido as regras de mínimo impacto, é muito preservada. Em seu trajeto observamos grande variedade de fauna, especialmente aves e mamíferos como tatus, cotias, pacas, capivaras, entre/outros.
Após 1:30 h de caminhada, chegamos na praia da Justa, pequena e protegida, localizada no interior da bela baía do Ubatumirim. Com suas águas calmas e transparentes, a praia da Justa é uma das mais preservadas de Ubatuba. Tartarugas e botos são frequentes em suas águas. Ali é possível fazer Snorkeling nos costões rochosos e na ilha da Pomba, defronte à praia.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Um dos mais belos roteiros de praias de Ubatuba. A trilha passa por lindas praias com águas transparentes, cercadas por extensos costões rochosos, em meio à exuberante Mata Atlântica preservada.
A trilha começa no canto esquerdo da Praia da Lagoinha, passando pelas praias do Peres, Bonetinho, Bonete Grande, Deserta, Cedro, e termina na praia da Fortaleza, percorrendo ao todo 9 km. A travessia pode ser feita em ambos os sentidos, saindo da Lagoinha ou da Fortaleza.
Da trilha avistamos a Ilha do Mar Virado, um sítio arqueológico tombado. A costa é rica em vida marinha, como tartarugas, aves, golfinhos, muitos peixes e invertebrados nas piscinas de maré dos costões rochosos.
A trilha passa também por comunidades tradicionais caiçaras quem são liderança de preservação desse território, que mantêm seus costumes e festas tradicionais caiçaras. A visita à comunidade caiçara do Bonete é um atrativo a parte do nosso passeio.
Temos a opção de retorno de lancha, não sendo necessário fazer o caminho de volta pela trilha.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A trilha de aproximadamente 8 quilômetros, de onde se visualiza um costão rochoso belíssimo. O percurso se inicia na linda e preservada praia da Fazenda, extensa e rica em ecossistemas naturais como costões, restingas, mata atlântica e planície de maré. A partir dela, seguimos na trilha, beirando a costeira, em meio à exuberante floresta atlântica, até chegarmos na belíssima praia Brava da Almada, de águas transparentes, ladeada por extensos costões rochosos, restingas e mata atlântica. Retornamos pela mesma trilha até a praia da Fazenda (ponto de encontro). A trilha é monitorada e classificada com nível de dificuldade média.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Neste lindo roteiro da costa sul, acessamos um trecho repleto de praias desertas, com acesso apenas por trilha ou barco. Temos duas opções de passeio, daytrip (ida e volta no mesmo dia) e dois dias, com pernoite no Saco das Bananas.
Nosso ponto de encontro é na praia da Tabatinga de onde inicia nossa trilha (canto esquerdo). Nossa experiência começa percorrendo diversas praias desertas e trechos de Mata Atlântica, até a Praia da Caçandoca, nosso ponto final. Em um dos trechos mais preservados da costa sul de Ubatuba, teremos forte interação com a natureza, observando fauna e flora presentes.
As praias visitadas nessa linda trilha são Tabatinga (início)– Figueira – Mansa – Ponta Aguda – Praia da Lagoa – Simão (Frade) – Saco das Bananas – Raposa – Caçandoquinha – Caçandoca (final).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Cheia de história e beleza, a trilha do Jatobá e Poço da Rasa é um trecho da extensa trilha do Corisco, que chega em Paraty. Iniciamos a trilha a partir da Casa da Farinha, local histórico de Ubatuba, com remanescentes quilombolas, na praia da Fazenda. A trilha permeia a Mata Atlântica preservada, passando por paisagens fantásticas, onde podemos observar grande variedade de espécies da flora e fauna. Seguimos margeando o rio Fazenda até o emblemático e imponente Jatobá, um espécime protegido com várias décadas de idade. Seguimos adiante na trilha até chegarmos ao belíssimo Poço da Rasa. Na volta à casa da Farinha, seremos servidos com um delicioso almoço preparado pela comunidade Quilombola, onde vivenciaremos uma roda de conversa.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Saindo do Saco da Ribeira, a trilha das sete fontes acompanha a costeira sul da baía da Ribeira ao longo de 7 km, passando pelas praias da Ribeira, Flamengo, Flamenguinho, até chegar na belíssima praia das Sete Fontes. O percurso é bem variado, passando por praias, costões e mata atlântica preservada.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A praia do sono é uma das praias mais lindas da Costa Verde e está localizada entre a região norte de Ubatuba e a costa de Paraty.
A praia do sono possui lima área extensa, de areias brancas e com muitos lugares com sombras par desfrutar das belezas do local e descansar. Nosso trajeto até a praia do sono é por uma trilha aberta e em alguns trechos temos apoio de estruturas como corrimão e escadas para facilitar nossa caminhada.
Essa trilha é um dos principais meios de deslocamento das comunidades caiçaras da praia do Sono e Ponta Negra para chegar ao centro de Paraty até os dias de hoje, o que nos dá uma sensação de maior contato com a natureza, não tendo por perto o grande tráfego de carros.
A trilha tem nível fácil a moderado, com apenas 3,5 km de extensão.
O retorno a Laranjeiras é feito de barco, aproveitando os belos cenários do ambiente marinho, com seus cotões rochosos e águas claras.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Recomendado para toda família.
Este é um dos roteiros de trekking mais famosos da costa sudeste. A travessia ocorre no interior da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga, em meio à floresta atlântica preservada. As trilhas ligam a várias praias paradisíacas, diversas comunidades caiçaras, formadas por pescadores descendentes de índios, colonos portugueses e negros.
A travessia começa na Vila do Oratório, Laranjeiras, passando pelas praias do Sono, Antigos, Antiguinhos, Ponta Negra, Cachoeira do Saco Bravo, Martim de Sá, Sumaca, Pouso da Cajaíba, Itanema, Calhaus, Itaoca, Praia Grande, e terminando na Praia do Engenho, às margens do Saco do Mamanguá, de onde pegamos o barco para Paraty-Mirim.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
O Caminho do Ouro é um trecho da antiga Estrada Real, por onde era escoado todo o ouro e pedras preciosas extraídos no estado de Minas Gerais. O percurso tem cerca de 3 km de extensão e foi revitalizado através de um projeto em parceria entre a prefeitura de Sebrae- Rio de Janeiro e a Associação de Guias de Turismo.
Está localizada próxima a estrada de Paraty/ Cunha, no complexo turístico do Penha, é considera uma trilha de nível fácil.
Durante o percurso em meio a Mata Atlântica, o canto das aves ali presentes e os diferentes gradientes da floresta nos trazem uma experiência e aproximação da natureza a cada passo.
Vistamos a cachoeira do Tobogã, Poço do Tarzan e o Alambique Engenho D’Ouro.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
O Saco do Mamanguá é um lugar único em toda a Costa Verde do Brasil. É o único fiorde brasileiro, localizado perto da praia de Paraty Mirim, em Paraty. O Saco do Mamanguá é um canal de águas cristalinas que invade o continente, com extensão de 8 km e largura de 1,5 km, cercado por montanhas de ambos os lados, o que proporciona uma paisagem de tirar o fôlego.
Começamos a nossa viagem em um barco de pescadores, em direção ao Saco do Mamanguá. No caminho, ao longo da linha costeira, vemos belas paisagens e praias entre as montanhas, cercadas por extensos costões rochosos. Depois disso, chegamos à praia do Cruzeiro, onde começamos nossa trilha até o Pico do Pão de Açúcar, o guardião do fiorde. A 425 m acima do nível do mar, teremos uma das mais belas vistas da região, onde podemos ver os ambientes costeiros preservados, especialmente a floresta de mangue.
Temos tempo para tirar muitas fotos para registrar esse momento, depois disso fazemos nossa descida para aproveitar o resto do dia nas águas límpidas do Mamanguá e saborear um delicioso e tradicional almoço de Caiçara que nos espera.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Partimos ainda na madrugada para nosso ponto de encontro em Paraty, onde embarcamos em um carro 4×4, que nos levará até o início da trilha para a Pedra da Macela, onde veremos o nascer do sol e nos preparamos para iniciar nossa aventura do dia.
Nossa trilha começa em meio à exuberante Mata Atlântica, com fauna e flora preservadas, que permeiam todo nosso caminho pela Serra do Mar até Paraty.
São 6 horas de caminhada pela densa Floresta Atlântica, totalizando 11 km de travessia. Um dos destaques da trilha são os 6 km com calçamento em pedras no meio da mata, um caminho super preservado, que foi construído no ciclo do café pelos escravos, no início do século XIX, com a finalidade de escoar o café produzido no Vale do Paraíba (de onde vem o termo Sete Degraus). Em nosso trajeto passamos por diversos córregos cristalinos e cachoeiras no meio da floresta.
No final da trilha chegamos à belissima cachoeira das 7 quedas, onde contamos com infraestrutura de banheiros, quiosques, piscina natural e lanche. Depois seguimos para uma visita ao alambique da Pedra Branca já na cidade de Paraty, onde podemos ver todo o processo de produção da sua famosa cachaça.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A Cachoeira da Melancia é uma das mais belas cachoeiras de Paraty e da Costa Verde. Localizada no Sertão do Taquari, região repleta de cachoeiras, é acessada por uma trilha com um percurso bem técnico e variado, com travessias de rios, subidas íngremes em terreno acidentado.
No caminho são acessados diversos poços e cachoeiras menores. Todo o trajeto ocorre no interior da Mata Atlântica preservada.
Ao chegar na cachoeira temos a opção de praticar canionismo (cascading), rapel na cachoeira, trazendo emoção e adrenalina ao roteiro, com profissionais e guias locais especializados para a atividade.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Neste roteiro especial da Kairós, exploramos a floresta preservada do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Santa Virgínia, em São Luis do Paraitinga. Subindo a Serra pela rodovia Oswaldo Cruz chegamos a Catuçaba, onde nos instalamos na Pousada Oikós, localizada no interior do Núcleo Santa Virginia do Parque Estadual da Serra do Mar.
Localizado no Parque Estadual Serra do Mar, o Núcleo Santa Virgínia foi criado em 1989. Abrangendo uma área de 17.513 hectares, o Núcleo protege um dos principais formadores do Rio Paraíba do Sul, o Rio Paraibuna, possuidor de várias cachoeiras e corredeiras que podem ser visitadas e exploradas pelos praticantes de rafting.
Nosso roteiro se inicia no Centro de Visitantes do PESM, onde somos acolhidos por monitores do Parque que nos apresentam a unidade de conservação, trazendo informações sobre todo o ecossistema.
Partimos então para conhecer a Trilha da Pirapitinga, em um percurso de 6 km na floresta, passando por belas paisagens, córregos cristalinos e cachoeiras.
Retornamos à pousada Oikós no final da tarde, onde pernoitamos. Teremos também a oportunidade de um birdwatching noturno, em que poderemos encontrar algumas espécies muito especiais como o caburé-acanelado, a murucututu-de-barriga-amarela, a coruja-listrada e a corujinha-sapo, em uma noite regada a comida caseira, piscina e fogueira.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Ubatuba é o paraíso do Stand Up. Com mais de 100 praias, a costa de Ubatuba é pontilhada ainda por 34 ilhas, ilhotas e lajes, oferecendo uma grande variedade de ambientes, destinos e trajetos, com diferentes níveis de dificuldade. Nossos roteiros envolvem tanto passeios contemplativos como travessias mais longas e desafiadoras.
Além das Ilhas, muitas travessias entre praias e costões rochosos são roteiros imperdíveis. A Kairós também explora alguns belos rios de Ubatuba na remada, em passeios tranquilos e contemplativos. Através do Stand Up Paddle temos fortes experiências de superação, aventura e deslumbramento com a exuberância da natureza.
Saímos da praia do Ubatumirim em direção à Ilha dos Porcos, onde fazemos uma pequena pausa para descanso e apreciar a bela praia da ilha.Depois seguimos para dar a volta na ilha e partir em direção à Ilha Rachada, dividida por uma fenda, onde se formou uma das menores praias de Ubatuba, que fica exposta apenas na maré baixa. Seguimos então para a Ilha da Pesca, onde a parada para a prática do snorkelling é uma boa opção devido à grande diversidade de vida marinha presente, com diferentes espécies de peixes, raias, estrelas do mar, além de golfinhos e tartarugas. Seguimos o circuito pelos costões, retornando à praia da Almada, onde as canoas dos pescadores enfeitam a praia com suas redes e remos e os peixes frescos nos aguardam para um saboroso almoço caiçara (opcional).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A enseada da Lagoinha se destaca na costa sul de Ubatuba pela exuberante beleza de sua costeira ornada com diversas praias isoladas. Neste roteiro exploramos a face norte da enseada, saindo da praia da Lagoinha, passando por extensos costões rochosos, formando belas paisagens e ricos em fauna marinha, especialmente aves mas também tartarugas e golfinhos. Desembarcamos na belíssima praia Grande do Bonete, onde podemos usufruir da praia e da hospitalidade da comunidade caiçara local.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A praia do Alto é uma das mais belas da baía do Itaguá e de Ubatuba. A remada atravessa toda a baía, passando ao largo das praias do Cruzeiro, Barra Seca e Vermelha do Norte.
Nessa travessia as paisagens são especiais, com a orla de Ubatuba ao fundo, além de muitas aves marinhas, tartarugas e golfinhos. Chegamos na praia do Alto, onde descansamos, fazemos nosso lanche e apreciamos a beleza do local.
A praia tem um quiosque e bica de água doce. Temos a opção de mergulhar (snorkelling) nas águas transparentes da praia do Alto.
Em seguida retornamos pelo mesmo trajeto para o ponto de encontro onde encerramos a atividade.
A travessia é de 14 km ida e volta.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Saímos da praia do Ubatumirim, margeando toda a costa próxima até a cristalina praia da Justa.
A praia da Justa é conhecida pela transparência de suas águas e o grande número de peixes e tartarugas que podem ser avistadas ali. Essa remada irá nos conduzir direto para o reduto dessas espécies enriquecendo ainda mais o passeio. Devido à boa visibilidade, o mergulho livre é propício, deixando o passeio ainda mais interessante. Em seguida passamos pelas belas Ilhas da Pomba, Redonda e Ilhota do Negro. Passeio acompanhado por monitor Kairós, equipado com GPS, rádio, celular, barco de apoio e suporte terrestre.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A remada se inicia na foz do rio Quiririm, em uma calma prainha de areia em meio à exuberante vegetação de restinga e Mata Atlântica. A cada curva do rio a paisagem nos surpreende com os belos visuais do rio e da floresta preservada. A fauna e flora são abundantes ali, especialmente as aves, como o guaxe, a araponga, o colhereiro, martim-pescador, entre muitos outros. Ao longo do trajeto podemos observar muitas plantas nativas, como bromélias, orquídeas, palmeiras, guapuruvús. Faremos uma parada em uma bela e isolada praia fluvial onde descansamos e fazemos um lanche, para depois retornarmos pelo mesmo trajeto. Ao todo são cerca de 7 km percorridos (ida e volta).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Grupos de até 20 participantes (caiaques duplos e/ou Stand-Up Paddle).
A praia do Promirim é uma das mais belas de Ubatuba. Situada na costa norte, a Ilha do Promirim está localizada a cerca de 1.000 metros da praia.
A remada para a ilha do Promirim é repleta de belos visuais, com a serra do mar ao fundo, águas cristalinas, muitos animais marinhos como aves, tartarugas e golfinhos.
Temos duas opções de remada neste roteiro:
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A praia do Cedro é uma das mais belas da baía do Itaguá e de Ubatuba. A remada segue margeando a costa da baía, passando pelo “caisão” e pela fazenda de maricultura do Instituto de Pesca. Todo o trajeto passa por extensos costões rochosos, com a presença de muitas tartarugas que ali se alimentam.
Desembarcamos na praia do Cedro. A praia tem um quiosque e bica de água doce.
Temos a opção de mergulhar (snorkelling) nas águas transparentes da praia.
Em seguida retornamos pelo mesmo trajeto para o ponto de encontro onde encerramos a atividade. Nossa aventura tem percurso de 9 km (ida e volta).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A praia da Barra Seca é um dos roteiros de travessia de stand up na baía do Itaguá de Ubatuba, de nível leve a moderado.
A remada atravessa toda a baía, passando ao largo das praias do Itaguá, do Cruzeiro e do Matarazzo.
Nessa travessia as paisagens são especiais, com a orla de Ubatuba ao fundo, além de muitas aves marinhas, tartarugas e golfinhos.
Próximo da praia da Barra Seca avistamos o Saco da Mãe Maria, onde observamos seus belos costões e aves marinhas. Ao nos aproximarmos da Barra Seca podemos contemplar o belo manguezal, local de suma importância para saúde da vida marinha. Antes de nossa chegada à praia passamos pelas fazendas de marisco dos pescadores caiçaras da região. A Barra Seca tem quiosques onde podemos desfrutar de saborosos pratos de frutos do mar fresquinhos.
Aproveitamos para descansar na praia, fazemos nosso lanche e apreciamos a beleza do local. Temos a opção de mergulhar (snorkelling) nos costões da Barra Seca.
Em seguida retornamos pelo mesmo trajeto para o ponto de encontro onde encerramos a atividade.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A Ponta Grossa é um dos mais imponentes marcos geográficos de Ubatuba, localizada na ponta sul da Baía do Itaguá (Enseada de Ubatuba), na área central de Ubatuba. Como o nome já diz, trata-se de uma península formada por extensos e imponentes costões rochosos verticais, chegando a profundidades de mais de 17 metros. No alto da Ponta Grossa está localizado um farol que está ativo e serve até os dias de hoje como referência para os navegantes.
Atravessamos a baía do Itaguá, passando pelo Cais do Porto (Caisão) e pela fazenda de maricultura do Instituto de Pesca. Seguimos margeando belos costões rochosos, com presença de golfinhos, tartarugas e aves marinhas. Chegamos na Ponta Grossa após 1:30 de remada e aproveitamos suas águas para descansar, mergulhar e para nosso lanche. Retornamos margeando a costa, passando pela belíssima praia do Cedro.
A travessia da Ponta Grossa é uma experiência única, pela imponência desta parede rochosa.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Mais longo roteiro de SUP na Baía do Itaguá, onde fazemos uma triangulação até a Praia do Alto, seguindo por fora, atravessando toda a baía até a Ponta Grossa e retornamos costeando e passando pela praia do Cedro.
Nessa travessia nos afastamos bastante da costa (cerca de 5 km mar adentro), sentindo a sensação de remar em mar aberto. As paisagens são especiais, com a orla de Ubatuba ao fundo, além de muitas aves marinhas, tartarugas e golfinhos.
A travessia Praia do Alto / Ponta Grossa é uma experiência única e desafiadora.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
São várias as opções de passeios de bike em Ubatuba. Com as bikes, conseguimos conhecer as praias, comunidades tradicionais, trilhas, rios e cachoeiras, de uma forma diferente, com grande proximidade e contato direto com as comunidades locais, caiçaras, pescadores e quilombolas, presentes em nossa região.
Um dos mais belos roteiros de bike do lado norte de Ubatuba. Saimos do ponto de encontro (Padaria Integrale) e seguimos pela orla, passando por várias praias ( Perequê-açu, Barra Seca, Vermelha do Norte, Itamambuca, Felix, Promirim, Puruba, Ubatumirim).
Entramos para o sertão do Ubatumirim, um bairro cheio de cultura caiçara e história. Seguimos para a cachoeira do Tombador, passando por belas trilhas em meio à mata atlântica. Vivenciamos a cultura caiçara de perto, passando por agroflorestas e sitios caiçaras. Seguimos da cachoeira para o Banana Bamboo Ecolodge, onde teremos um almoço. O Banana Bamboo Ecolodge (http://www.ecobananal.com.br ) é um eco resort referência em sustentabilidade, onde teremos oportunidade de usufruir de suas instalações ao longo da tarde. Retornamos para o Itaguá no final da tarde. Teremos transfer de van do Banana Bamboo Ecolodge até o ponto de encontro (Padaria Integrale).
37 km ao norte do centro de Ubatuba, a praia da Fazenda é diferenciada por estar integralmente inserida na Unidade de Conservação – Parque Estadual da Serra do Mar, sendo um refúgio selvagem em Ubatuba.
O pedal até a praia já vale o esforço, passando pelas mais belas praias, como Vermelha do Norte, Itamambuca, Felix. Promirim, Puruba, Almada. O melhor deste roteiro é pedalar sem pressa, curtindo cada curva e paisagem desta costa privilegiada com a presença de morros florestados, praias, ilhas e costões exuberantes. Ao sairmos da rodovia, atravessamos toda a planície costeira ocupada por densa e protegida restinga, até chegarmos na praia.
De areia fina, a praia permite o pedal com facilidade. Extensa, com cerca de 3,5 km de extensão, a praia é muito preservada, sem construções e com acesso controlado.
No nosso passeio, seguimos pela areia da praia em direção ao canto esquerdo, até a foz do rio Fazenda, quando paramos para contemplar as belezas naturais do lugar.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A praia do Félix é uma das mais belas e procuradas praias de Ubatuba. No entanto, poucos sabem que o Felix é também um atrativo especial para os bikers. Neste destino temos duas alternativas: Uma delas é pedalar até a praia, a partir da rodovia BR 101, em um longo downhill e depois enfrentando uma subida pesada na volta. A outra, mais ambiciosa é o desafio de alcançar o morro do Felix, uma subida bem íngreme, incialmente de asfalto e depois uma trilha de terra irregular e no final um trecho de pedra bruta até o pico. Vale a pena o sacrifício, que permite uma vista fantástica da costa entre as praias do Felix e de Itamambuca.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Saímos do Banana Bamboo Ecolodge ao longo da estrada dos sertões de Ubatumirim até a rodovia, e depois em direção à Praia da Fazenda onde está localizada a tradicional Casa da Farinha. Depois de visitar a Praia e o rio Fazenda, vamos à Casa da Farinha, local que guarda muitas histórias e cultura, e encontramos uma comunidade quilombola, para uma roda de conversa com histórias interessantes sobre a experiência e resistência de seu povo no passado, e também sobre a roda d’água, que através de sua força move a produção existente da famosa Farinha de Mandioca.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
O pedal pela Casanga é especial pois integra as belas paisagens da Mata Atlântica com a história e cultura caiçara. A estrada da Casanga é também chamada de rota do Artesanato, com a presença de diversas oficinas de artesãos ao longo do trajeto.
O passeio inicia na Padaria Integrale, nosso ponto de encontro. No trevo do Perquê-açu seguimos para o sertão, entrando na estrada da Casanga.
A via é de terra, larga, um pouco urbanizada já que atravessa o bairro tradicional da Casanga, cuja tradição de artesanato caiçara é bastante conhecida. Saindo da BR 101 na altura do bairro Perequê-açu, o trajeto percorre uma alça no morro até retornar para a rodovia já na altura da praia de Itamambuca. As paisagens são belíssimas com destaque para a Mata Atlântica preservada, córregos e riachos. Muitas aves podem ser percebidas no trajeto, especialmente as arapongas cujo canto pode ser ouvido a distância.
Ao longo da Casanga, passamos por cachoeiras e mantemos contato com a comunidade tradicional. Retornamos pela rodovia até entrarmos novamente no trevo do Perequê-açu, retornando com uma parada estratégica na Vila dos Pescadores, um local carregado de história caiçara em Ubatuba. Encerramos o passeio de volta no ponto de encontro (Padaria Integrale).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Em mais um roteiro especial no norte de Ubatuba, o passeio começa na Padaria Integrale, nosso ponto de encontro. No trevo do Perequê-açu seguimos para o sertão, entrando na estrada da Casanga. A via é de terra, larga, um pouco urbanizada já que atravessa o bairro tradicional da Casanga, cuja tradição de artesanato caiçara é bastante conhecida. Saindo da BR 101 na altura do bairro Perequê-açu, a trilha percorre uma alça no morro até retornar para a rodovia já na altura da praia de Itamambuca. Neste ponto, seguimos para o norte, passando pelas praias de Itamambuca, Felix e Promirim, onde paramos em belos mirantes da estrada. Na entrada para a praia do Poruba, acessamos uma estrada de terra batida, atravessando uma extensa planície costeira ocupada por uma densa restinga preservada.
A trilha do Poruba termina nas margens do rio Quiririm, onde podemos explorar as belezas do lugar. Neste local temos o prazer de conversar com o “Negão” do bar dos Amigos.
Retornamos pela rodovia até entrarmos novamente no trevo do Perequê-açu, com uma parada estratégica na Vila dos Pescadores, um local carregado de história caiçara em Ubatuba. Encerramos o passeio de volta no ponto de encontro (Padaria Integrale).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A trilha de bike para a Ponta Grossa é especial. Curta mas intensa, a trilha é linda, passando por trechos de mata atlântica e sempre com vista para a linda baía do Itaguá. Passando por belas praias como o Tenório e Praia vermelha do Centro, a trilha termina no alto do morro da Ponta Grossa com uma vista magnífica de toda a baía e do norte de Ubatuba, sua costa recortada e dezenas de ilhas.
A trilha é intensa em alguns trechos, com subidas íngremes, sendo necessário bom preparo físico do ciclista.
Passeio curto, de 2 a 3 horas, mas intenso e com ricas paisagens.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Pedal longo, saindo do centro de Ubatuba (nossa base na Padaria Integrale), seguimos em direção ao norte de Ubatuba até a divisa de Ubatuba com Paraty ( RJ). São 50 km pela rodovia BR 101 até a divisa, passando por diversas praias e mirantes com vistas magníficas.
Várias subidas, intensas e longas, fazem desse roteiro um desafio de superação ao ciclista amador, mas certamente o esforço é recompensado.
Na divisa paramos na cachoeira da Escada para um banho revigorante, lanche e retornamos em seguida para nosso ponto de encontro inicial na Padaria Integrale.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Inaugurado em 1989, o Núcleo Santa Virgínia tem o nome de uma das antigas fazendas ali existentes antes de sua desapropriação.
Com grande extensão de mata da Serra do Mar (17.500 hectares), o parque possui relevo acidentado, que favorece a formação de cachoeiras.
A partir do nosso ponto de encontro, na sede do Núcleo Santa Virgínia do PESM, atravessamos diferentes paisagens, desde áreas rurais, com antigos moradores, até áreas florestadas, em trilha de terra. Saímos do parque, e pedalamos até Catuçaba, um simpático Distrito do Município de São Luiz do Paraitinga. São 22 km até Catuçaba. Ali ficamos por algum tempo aproveitando a localidade, e para uma refeição leve. Voltamos pelo mesmo caminho até nosso ponto de encontro, encerrando nosso passeio no final da tarde.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A observação de aves (Birdwatching e Birding) é uma atividade que mobiliza milhares de pessoas em todo o mundo. Consiste em colecionar registros visuais ou auditivos (digitais ou não) das aves na natureza, utilizando recursos como binóculos, gravadores, livros e guias de identificação.
A atividade está associada a pessoas que fazem do birdwatching um hobby ou mesmo filosofia de vida. Envolvendo atividades ao ar livre, economicamente viável e que fortalece os princípios da conservação ambiental, onde os recursos naturais podem ser explorados de forma sustentável.
O Brasil é atualmente um dos destinos mais procurados na América do Sul. Com dimensões continentais, nosso a pais possui 6 distintos biomas que abrigam por sua vez enorme diversidade de aves. A Mata Atlântica é considerada um paraíso para observação de aves uma vez que abriga diversas espécies endêmicas, ou seja, que não são encontradas em outros biomas. Ubatuba tem 80% do seu território inserido no importante Parque Estadual da Serra do Mar. A lista de aves de Ubatuba já passa das 500 espécies e, por isso, a cidade é visitada todos os anos por milhares de observadores de aves, brasileiros e estrangeiros.
A Kairós tem no birdwatching um de seus principais atrativos. Nossos pontos e rotas de observação se espalham no sul, centro e norte de Ubatuba, e também em Paraty e outras localidades.
Mais novo roteiro de birding da Kairós Ecoliving, o Ninho da Cambacica é mais um spot especial para birdwatching. Nos contrafortes da serra do mar, no lado norte de Ubatuba (Ubatumirim), o Ninho tem uma atmosfera privilegiada pela exuberante floresta atlântica presente no seu entorno.
Em uma zona de transição de altitude da floresta ombrófila, apresenta grande variedade de espécies, algumas raras e sazonais. No local temos uma ótima infraestrutura e suporte para a atividade, fornecida por nossos parceiros. Nesta passarinhada nosso staff composto por experientes birdwatchers, ornitólogos bilíngues, propicia o máximo aproveitamento das observações.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Em meio à exuberante Mata Atlântica, o Banana Bamboo Ecolodge abriga em sua área uma seleta quantidade de árvores nativas da Floresta Atlântica atrativas para diversas espécies de aves.
O Banana Bamboo Ecolodge, possui um comedouro que fica logo à frente do restaurante do hotel e é rotina de toda a equipe colocar bananas e demais frutas para os amigos coloridos, que, como a saíra de lenço, saíra sete cores, tiê, gaturamo, compõem o cenário, além da trilha na agrofloresta do hotel, onde observaremos outros espécies.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A 20 minutos do centro de Paraty, o Caminho do Ouro é um local ideal para a Observação de Aves. Não há nenhum outro ruído além dos cantos dos pássaros. A trilha histórica foi pavimentada com pedras no século 18 pelos escravos. A área fica entorno do Parque Nacional da Serra da Bocaina, na divisa de Paraty e Angra dos Reis. A grande variedade de ambientes e tipos de vegetação, propicia a existência de uma alta diversidade de espécies. Também visitamos os restaurantes Barão e Vila Verde, os quais possuem comedouros com diversas espécies de aves típicas da Mata Atlântica.
A Kairós Ecoliving sempre atua em parceria com guias locais especializados para cada atividade.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
O Sítio Folha Seca, localizado na região sul de Ubatuba, a meia hora do centro de Ubatuba com o acompanhamento de um guia ornitólogo, começará a nossa visão nos comedores para um momento de contemplação e experiência junto às diversas aves ali presentes. Somos sempre muito bem recebidos pelo “Seo Jonas”, nosso querido anfitrião, proprietário do sítio.
Existem mais de 20 espécies de beija-flores e mais de 30 outras espécies de aves típicas da Mata Atlântica. Lá permaneceremos em frente aos comedouros e bebedouros para fotografia de diversas espécies como: saíras-de-lenço e sete-cores, tiê-preto, sanhaço-de-encontro-azul (Foto), gaturamo-verdadeiro, ferro-velho, beija-flor-rubi (Foto), beija-flor-rajado, beija-flor-preto, topetinho-verde (Foto), beija-flor-de-faixa-branca, beija-flor-de-veste-preta, entre/outros.
Após algumas horas de observação seguimos para a trilha da folha seca em busca de/outras espécies de hábitos diferentes como: surucuá-grande-barriga-amarela, araçari-poca, tucano-de-bico-preto, macuru-de-barriga-castanha, benedito-de-testa-amarela, joão-velho, cuspidor-de-máscara-preta, entre/outros.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Esta antiga fazenda de cacau é uma área extremamente preservada de Mata Atlântica de baixada, uma das fisionomias mais raras do mundo, onde existem diversas espécies de aves ameaçadas de extinção. Neste ambiente riquíssimo poderemos observar e fotografar as aves dos comedouros e bebedouros e posteriormente percorrer as melhores trilhas.
Teremos possíveis avistamentos de aves florestais como: nhambuguaçu, gavião-pompo-pequeno, cuiú-cuiú, rendeira, tangará-dançador, arapaçu-rajado, viuvinha, capitão-de-saíra, tapaculo-pintado, papa-moscas-estrela, tiê-galo, tiê-sangue, saíra-sete-cores, saíra-de-lenço, beija-flor-rajado, entre/outros.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Nosso destino é nobre neste roteiro de birdwatching. Partimos de Ubatuba para um dia de observação em Catuçaba, na Pousada Oikós, localizada no interior do Núcleo Santa Virginia do Parque Estadual da Serra do Mar.
As possibilidades para fotografia são: estrelinha-ametista, rabo-branco-de-garganta-rajada, besourinho-de-bico-vermelho, beija-flor-de-papo-branco, trinca-ferro, guaxe, tiê-de-topete, saíra-lagarta, sanhaço-de-encontro-amarelo, entre/outros. Seguimos então para uma trilha dentro do Parque Estadual da Serra do Mar em meio à preservada Mata Atlântica Montana para encontrar diversas outras espécies como: tangarazinho, tico-tico-do-mato, papa-moscas-de-olheiras, tesoura-cinzenta, gaturamo-bandeira, choquinha-carijó, arapaçu-de-bico-torto, surucuá-dourado, capitão-de-saíra (Foto) gavião-pega-macaco, entre/outros. Após um delicioso almoço de comida caseira encerramos nosso passeio de observação de aves. Temos a possibilidade de pernoite na pousada para observação de algumas espécies de corujas muito especiais como o caburé-acanelado, a murucututu-de-barriga-amarela, a coruja-listrada e a corujinha-sapo.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A Serra do Mar, com suas escarpas íngremes e pontilhada de cachoeiras é um dos diferenciais de Ubatuba. Aqui temos opções de prática de Rapel e Cascading (rapel em cachoeiras) em diferentes níveis, do fácil ao avançado.
É uma forma diferente de aproveitar as belezas naturais de Ubatuba, em meio a uma exuberante paisagem, com profissionais qualificados em técnicas verticais e estrutura adequada.
A cachoeira da Escada é um dos cartões postais de Ubatuba. Localizada no extremo norte da cidade, próxima à divisa com o RJ, é também uma das mais altas cacheiras da cidade, com 65 metros de altura. Nosso cascading é realizado em uma via central da cachoeira, descendo em contato direto com a queda d’água. Adrenalina pura.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A atividade do cascading consiste em progredir (ascensão ou descida) em Cachoeiras por meio de técnicas verticais, em total contato com a natureza.
A cachoeira do Véu da Noiva é uma das mais belas de Ubatuba, localizada no sertão da Lagoinha.
Iniciamos o roteiro na Ruínas da Lagoinha, antiga fazenda de engenho de cana de açúcar, construída de rochas, argila e óleo de baleia, encravada no meio da Mata Atlântica. Em seguida percorremos a trilha em mata de encosta de alta declividade por cerca de 30 min, até chegarmos ao imponente paredão de 60 metros da cachoeira Véu da Noiva, onde faremos o cascading.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A remada se inicia na foz do rio Quiririm, em uma calma prainha de areia em meio à exuberante vegetação de restinga e Mata Atlântica, cada curva do rio a paisagem nos surpreende com os belos visuais do rio e da floresta preservada. A fauna e flora são abundantes ali, especialmente as aves, como o guaxe, a araponga, o colhereiro, martim-pescador, entre muitos outros. Ao longo do trajeto podemos observar muitas plantas nativas, como bromélias, palmeiras, guapuruvús. Faremos uma parada em uma bela e isolada praia fluvial onde descansamos e fazemos um lanche, para depois retornarmos pelo mesmo trajeto. Ao todo são cerca de 5 km percorridos (ida e volta).
Chegando na praia, deixaremos nossos SUPs e vestiremos nossos tênis, após hidratação iniciaremos nosso trekking por trilha fechada, de mata densa, com aclives e declives até a praia da Justa. A trilha para praia da Justa, foi cenário de marcos históricos como revolução de 1932, quando paulistas e cariocas disputavam terras na região. A trilha é um dos roteiros exclusivos da Kairós Ecoliving e, devido as regras de mínimo impacto, é muito preservada.
Após 1:30 h de caminhada, chegamos na praia da Justa, pequena e protegida, localizada no interior da bela baía do Ubatumirim.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Stand-Up
Hiking trilha da Justa
A Ilha Grande é o paraíso do ecoturismo e turismo de aventura. Com mais de 100 praias e uma grande variedade de ecossistemas costeiros e florestas preservadas, possui grande variedade de atrativos para todos os gostos.
Passamos um final de semana com muita trilha, praias paradisíacas e visuais incríveis na Ilha Grande, a pérola da Costa Verde.
O roteiro explora trilhas com diferentes graus de dificuldade e extensão. Os roteiros previstos são:
A Kairós Ecoliving conta com guias locais experientes, pousadas aconchegantes e uma variedade de restaurantes, bares e cafés que fazem a noite na Vila do Abraão muito agradável.
Aventura e conforto em um roteiro especial.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Day trip para o Arquipélago dos Alcatrazes. Mergulho autônomo SCUBA, Snorkelling, Birdwatching, Ecologia Marinha.
O Arquipélago dos Alcatrazes estava fechado para visitação há 30 anos. Nestas 3 décadas, com a mínima influência humana (exceto os exercícios militares) a biodiversidade local pode se desenvolver em sua plenitude. A distância de mais de 40 km da costa também favorece a manutenção da elevada riqueza da fauna e flora marinha. A Kairós está cadastrada e habilitada, com monitores capacitados, para conduzir roteiros na REVIS Alcatrazes.
As ilhas são rota de migração de várias espécies de baleias e aves, incluindo a baleia-jubarte, albatrozes e peixes oceânicos. Mais de 6 mil aves marinhas de diversas espécies vivem e reproduzem nas ilhas. É o maior ninhal de Fragatas (Fregata magnificens) do Hemisfério Sul.
Visita feita apenas com monitores credenciados na Unidade de Conservação que agora é um Refúgio da Vida Silvestre – REVIS ARQUIPÉLAGO DE ALCATRAZES. A visita é embarcada, com alternativas de atividades de observação a bordo, mergulho livre, mergulho autônomo.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
RESTRIÇÕES:
Partimos do hotel em direção a Paraty, mantendo ainda mais, nosso contato com a natureza. Nosso ponto de encontro com nossa aventura do dia é na praia do Perequê, localizada a 5 min do centro histórico de Paraty.
Fazemos nossa descida pelo rio utilizando boias gigantes, acessando as partes calmas do rio e também algumas corredeiras, todos estaremos com nossos os equipamentos necessários de segurança como capacetes e coletes.
O Boia Cross é uma ótima opção para dias com chuvas e nos dias mais frios temos as roupas de neoprene para maior conforto de todos os aventureiros. A atividade tem duração de 3 horas com 1 hora inteira de descida pelo rio.
Diversão garantida para as crianças a partir de 10 anos!! A Kairós Ecoliving sempre atua em parceria com guias locais especializados para cada atividade.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Saímos de Ubatuba em direção a Paraty, onde cada curva da estrada e as lindas paisagens da exuberante Mata Atlântica demostram que a aventura do dia está garantida.
Nossa remada tem início na Baia de Paraty na praia do Jabaquara, passando por ecossistema de manguezal, diversas praias, fazendo contornos de diversas ilhas, com paradas para mergulhos, hidratação e lanches.
O passeio é feito em caiaque oceânico, o que nos dá segurança e ótimo desempenho na remada, aproveitando ao máximo nosso destino.
O passeio de caiaque é ideal para quem quer explorar a natureza sem barulho de motor, além de ser uma ótima maneira de se exercitar e relaxar.
A Kairós Ecoliving sempre atua em parceria com guias locais especializados para cada atividade.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Ubatuba é uma cidade histórica, protagonista desde os tempos do descobrimento e do Brasil Império. Guarda uma rica história, preservada em construções e monumentos.
A Kairós valoriza esse patrimônio e por isso se preocupa em divulgar a história e cultura local em suas atividades e vivências. Além disso, fazemos passeios e tours pela cidade e pontos históricos de Ubatuba, a pé, de bicicleta ou de carro. Contamos com guias especializados em atrativos histórico-culturais.
Nesse passeio vamos explorar as belezas naturais que o Parque Estadual Ilha Anchieta nos reserva em Ubatuba, com uma abordagem diferente.
Nossa embarcação será uma lancha rápida. Sairemos da região sul de Ubatuba e durante o percurso teremos uma vivência através da observação da vida marinha e oceanografia local. Chegando na Ilha Anchieta, desembarcaremos na Praia do Presídio e conheceremos a parte histórica da Ilha, onde saberemos um pouco mais das ocupações anteriores desde a presença dos índios Tupinambás até a implantação da Unidade de Conservação.
Iniciaremos nossa vivência na Ilha Anchieta pelo tour nas ruínas do presídio, após seguimos em trilha para praia do sul, onde podemos observar a fauna presente, como quatis, saguis, capivaras, além de muitas aves pelo caminho.
Chegamos à praia do sul onde podemos aproveitar suas águas claras e azuis, retorno visitaremos o aquário natural com mergulho livre. Após o lanche, reembarque e retorno ao continente.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
As Ruínas da Lagoinha, de construção em pedra e cal, são vestígios da antiga Fazenda Bom Retiro, construída em 1828 pelo engenheiro francês Stevenné e foram tombadas pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1985, com objetivo de proteger e valorizar o patrimônio histórico cultural do município.
Recoberto por densa vegetação ao seu redor, o local fica ainda mais mágico (fonte FUNDART).
Venha conosco conhecer mais esse lugar incrível em Ubatuba com a Kairós.
Aproveitamos para visitar a bela cachoeira Véu da Noiva, perto das Ruinas. Terminamos nosso roteiro com um almoço caiçara no Sítio Flora Dutra (fogão a lenha).
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
A visita à aldeia indígena Boa Vista, habitada pelo povo indígena Guarani Mbya. O roteiro turístico consiste em conhecer o local onde os indígenas vivem no seu dia-a-dia.
Inicialmente caminharemos por uma trilha interpretativa com a visualização das seguintes espécies: pau brasil, brejauva, embaúba, palmito juçara, palmito pupunha, taquara, até chegar ao centro da aldeia. Seguiremos para a casa de reza, o local mais sagrado da Aldeia, onde ali ouviremos um pouco sobre a história de luta e resistência desde os tempos da colonização no Brasil. Em seguida teremos uma oficina de pintura corporal e saberemos seus significados.
Após essa vivência assistiremos uma apresentação do coral da aldeia e suas danças tradicionais. Haverá a possibilidade da participação dos visitantes nas danças. Ao final da vivência, ocorrerá uma mostra do artesanato produzido pela aldeia.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Cheia de história e beleza, a trilha do Jatobá e Poço da Rasa é um trecho da extensa trilha do Corisco, que chega em Paraty. Iniciamos a trilha a partir da Casa da Farinha, local histórico de Ubatuba, com remanescentes quilombolas, na praia da Fazenda. A trilha permeia a Mata Atlântica preservada, passando por paisagens fantásticas, onde podemos observar grande variedade de espécies da flora e fauna. Seguimos margeando o rio Fazenda até o emblemático e imponente Jatobá, um espécime protegido com várias décadas de idade. Seguimos adiante na trilha até chegarmos ao belíssimo Poção para um banho de rio. Na volta à casa da Farinha, seremos servidos com um delicioso almoço preparado pela comunidade Quilombola, onde vivenciaremos uma roda de conversa.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Visitamos a aldeia indígena Renascer Ywyty Guaçu para uma experiência cultural e humanística muito especial. Visitamos a casa de oração e as culturas de plantio da vila (por uma trilha fácil e curta).
Também temos a oficina de pintura e arco e flecha opcional. Também visitamos a escola da vila, onde aprenderemos algumas palavras na língua original e ancestral indiana tupi-guarani.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
Nesse roteiro passaremos por pontos históricos da cidade de Ubatuba, que completa 381 anos no dia 28 de/outubro. Ubatuba foi cenário de grandes encontros dos índios Tupinambás que aqui habitavam com portugueses e franceses, por aqui circulou grande parte do ouro, café e/outros bens que escoava para Portugal e por isso alguns lugares retratam essa história.
PERCURSO E DURAÇÃO DA ATIVIDADE:
São dezenas de ilhas pulverizadas de norte a sul de Ubatuba e Paraty, com paisagens deslumbrantes.
Nossos roteiros para as ilhas são realizados com lanchas rápidas, escunas, catamarãs, atendendo todos os gostos. Os passeios são acompanhados por guias experientes e com rígido controle de segurança. Snorkeling e observação da fauna marinha são atividades que podem ser associadas aos passeios.
Nesse passeio vamos explorar as belezas naturais que o Parque Estadual Ilha Anchieta nos reserva em Ubatuba, com uma abordagem diferente. Nossa embarcação será uma lancha rápida. Sairemos da região sul de Ubatuba e durante o percurso teremos uma vivência através da observação da vida marinha e oceanografia local. Chegando na Ilha Anchieta, desembarcaremos na Praia do Presídio e conheceremos a parte histórica da Ilha, onde saberemos um pouco mais das ocupações anteriores desde a presença dos índios Tupinambás até a implantação da Unidade de Conservação. Iniciaremos nossa vivência na Ilha Anchieta pelo tour nas ruínas do presídio, após seguimos em trilha para praia do sul, onde podemos observar a fauna presente, como quatis, saguis, capivaras, além de muitas aves pelo caminho. Chegamos à praia do sul onde podemos aproveitar suas águas claras e azuis, retorno visitaremos o aquário natural com mergulho livre. Após o lanche, reembarque e retorno ao continente.
Dividida por uma fenda, onde se formou uma das menores praias de Ubatuba, que fica exposta apenas na maré baixa.
Oferecemos apoio para parceiros em atividades como retiros de meditação, yoga, estudo do meio, eventos e retiros empresariais.
Um dos propósitos das atividades oferecidas, e da própria filosofia por trás da Kairós, é proporcionar momentos de contemplação. Fora de rotinas estressantes das cidades, em contato com a natureza e com culturas não tão condicionadas pelo rigor cronológico, a possibilidade de deslumbramento pelo dar-se conta do poder das coisas simples da vida: o canto do pássaro, o som das ondas, o cheiro da mata, a brisa do mar, o curso do rio, a árvore de séculos de idade, o testemunho de tradições mantidas vivas há gerações, o sorriso hospitaleiro, o aroma da comida caseira. As vivências tocam cada pessoa de maneira diferente. Nessa consciência de conexão com algo mais profundo o potencial de significados que vão além da experiência vivida e guardada na memória.
A nossa proposta pressupõe a oportunidade de elaboração desses valiosos significados para juntos honrá-los e saboreá-los. A nossa hospitalidade abrange a oportunidade para um espaço acolhedor, de partilhas e reflexões. As atividades podem ser mistas e mescladas com experiências em campo como trilhas, remadas e outras. Essa é a ideia dos círculos de conversa e celebração a serem facilitados pela Kairós.
Ecologia e Conservação
Atrativos Naturais
Oficinas de Yoga e Meditação
A Kairós está estruturada para atender escolas em atividades pedagógicas de campo e estudos do meio em todo o território nacional.
A Kairós não se preocupa apenas em apresentar belas paisagens aos estudantes, turistas e viajantes. Tem também como foco compartilhar conhecimento e informação de qualidade sobre a fauna, flora, a ecologia, cultura e história local. Para isso contamos com um time diferenciado de colaboradores e parceiros. São guias oficialmente registrados no CADASTUR, Monitores e Condutores capacitados para operar nos Parques Estaduais da Serra do Mar e Parque Estadual da Ilha Anchieta constituindo uma equipe de campo especializada e competente.
Nossos guias e monitores são graduados e com diferentes especializações (Mestres e Doutores) nas mais variadas áreas, como fotografia, primeiros socorros, resgate e técnicas verticais e dominam diferentes idiomas, facilitando a interação com os turistas e viajantes estrangeiros.
A visita à aldeia indígena Boa Vista, habitada pelo povo indígena Guarani Mbya. O roteiro turístico consiste em conhecer o local onde os indígenas vivem no seu dia-a-dia. Inicialmente caminharemos por uma trilha interpretativa com a visualização das seguintes espécies: pau brasil, brejauva, embaúba, palmito juçara, palmito pupunha, taquara, até chegar ao centro da aldeia. Seguiremos para a casa de reza, o local mais sagrado da Aldeia, onde ali ouviremos um pouco sobre a história de luta e resistência desde os tempos da colonização no Brasil. Em seguida teremos uma oficina de pintura corporal e saberemos seus significados. Após essa vivência assistiremos uma apresentação do coral da aldeia e suas danças tradicionais. Haverá a possibilidade da participação dos visitantes nas danças. Ao final da vivência, ocorrerá uma mostra do artesanato produzido pela aldeia.
Visitamos a aldeia indígena Renascer Ywyty Guaçu para uma experiência cultural e humanística muito especial. Visitamos a casa de oração e as culturas de plantio da vila (por uma trilha fácil e curta). Também temos a oficina de pintura e arco e flecha opcional. Também visitamos a escola da vila, onde aprenderemos algumas palavras na língua original e ancestral indiana tupi-guarani.